Qual o possível impacto das conversas vazadas entre Moro e Dallagnol para a Lava Jato?

PUBLICIDADE

CANDEIAS PLAY CONHEÇA NOSSO PORTAL E NOSSA RADIO

PUBLICIDADE

Diálogos divulgados por site indicam que Moro teria sugerido ao procurador Deltan Dallagnol inverter a ordem de fases da Lava Jato

PUBLICIDADE

A revelação pelo site The Intercept Brasil de conversas atribuídas a procuradores da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba e o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, levantou questionamentos sobre a imparcialidade do ex-magistrado quando julgava casos da operação.

PUBLICIDADE

A BBC News Brasil não conseguiu confirmar de maneira independente a veracidade das mensagens reproduzidas pelo Intercept, que teriam sido trocadas entre 2015 e 2018 por Moro e procuradores da operação usando o aplicativo de mensagens Telegram. O coordenador da força-tarefa da Lava Jatoem Curitiba, Deltan Dallagnol, está entre os citados.

PUBLICIDADE

Para alguns juristas, os diálogos têm potencial de provocar a anulação de parte das decisões de Moro, caso sua veracidade seja comprovada. Outros juristas, por sua vez, defendem que não há nada de comprometedor nas interações divulgadas.

PUBLICIDADE

A questão principal que precisará ser esclarecida é se Moro deu qualquer orientação aos procuradores sobre como o Ministério Público deveria atuar nos processos, já que o Código de Processo Penal proíbe essa conduta.

PUBLICIDADE

Em seu Artigo 254, o código estabelece que o juiz será considerado suspeito “se tiver aconselhado qualquer das partes”.

PUBLICIDADE

Os diálogos divulgados neste domingo indicam que Moro teria, por exemplo, sugerido a Dallagnol inverter a ordem de fases da Lava Jato, bem como reclamado da frequência das operações. As conversas vazadas mostram também que o ex-juiz teria recomendado ao procurador em dezembro de 2015 uma possível testemunha a ser ouvida em processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE

Fonte de Informação:https://www.msn.com/pt-br/noticias/politica/qual-o-poss%C3%ADvel-impacto-das-conversas-vazadas-entre-moro-e-dallagnol-para-a-lava-jato/ar-AACFYHE?li=AAggXC1

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA,COMPARTILHE NOSSA PAGINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *