Dor na barriga pode ser verme, cólica renal, úlcera, endometriose e mais 10 problemas

PUBLICIDADE

CANDEIAS PLAY CONHEÇA NOSSO PORTAL E NOSSA RADIO

PUBLICIDADE

Taras Mikhailyuk/shutterstock

Você certamente já sentiu e experimentará, no futuro, dores na barriga. O desconforto na região é algo bastante comum, ocorre de tempos em tempos, e pode ser causado por uma variedade grande de condições.

PUBLICIDADE

Na maioria dos casos, dores de barriga são passageiras e sem causas preocupantes. No entanto, o incômodo não deve ser ignorado, especialmente se aparece com frequência, já que a dor na área pode também ser um sinal de doença mais grave.

PUBLICIDADE

Dor na barriga

metamorworks/shutterstock

© metamorworks/shutterstock metamorworks/shutterstock

Dores na barriga são comuns, podem afetar diferentes regiões e ter diferentes causas porque, basicamente, a maioria de nossos sistemas e órgãos se concentram na área abdominal.

PUBLICIDADE

O sistema digestório, por exemplo, está praticamente inteiro nessa região do corpo. Fígado, estômago, intestinos, pâncreas e reto são exemplos de órgãos presentes na área.

Rins, bexiga e uretra, que fazem parte do sistema urinário, também se encontram no abdômen, assim como os órgãos reprodutores, localizados na área inferior.

PUBLICIDADE

Dor na barriga: o que pode ser

São várias as causas possíveis. Reconhecer a localização do desconforto e prestar atenção a sintomas associados são medidas importantes para buscar ajuda médica, realizar exames, obter um diagnóstico certeiro e, consequentemente, apostar no tratamento mais adequado.

Má digestão

Quando acompanhada de inchaço e excesso de gases, a dor na barriga normalmente indica um quadro de indigestão. O problema ocorre quando há incapacidade de digerir adequadamente determinado alimento, resultando na dor na região abdominal superior e na sensação de estufamento.

PUBLICIDADE

Lorelyn Medina/Shutterstock

© Lorelyn Medina/Shutterstock Lorelyn Medina/Shutterstock

Gases

O acúmulo excessivo de gases intestinais é outra causa comum de dor de barriga, acompanhada de sensação de inchaço e estufamento. Prisão de ventre e intolerância alimentar são apenas algumas das razões do problema.

Cólica menstrual

Quando a dor na barriga aparece na região inferior, pode sinalizar um quadro de cólica menstrual. O desconforto normalmente é passageiro e leve, podendo ser administrado com medicamentos simples.

PUBLICIDADE

Cólica intestinal

cólica intestinal é caracterizada por uma dor semelhante à cãibra, que se origina no intestino delgado ou grosso, e é provocada por um bloqueio que impede a passagem de alimentos e líquidos pelo corpo.

Dragana Gordic/Shutterstock

© Dragana Gordic/Shutterstock Dragana Gordic/Shutterstock

Cólica renal

A condição é caracterizada por uma intensa dor na região abdominal lateral que pode chegar a irradiar para a área virilha, afirma Dr. Antonio Monteiro da Fonseca Neto, urologista do Hospital Santa Cruz. Ela é resultado de uma obstrução parcial ou total do ureter, causada em geral por cálculos (pedras) que se formaram nos rins.

PUBLICIDADE

Intolerância alimentar

Outra causa comum de dores constantes na barriga é intolerância alimentar (a lactose, frutose, glúten e outras substância), que também se apresenta com gases, arrotos, distensão, diarreia e sensação de estufamento.

Síndrome do intestino irritável

Dor na região da barriga é ainda um sintoma de síndrome do intestino irritável, acometimento digestivo que também provoca gases, diarreia e/ou prisão de ventre.

solar22/Shutterstock

© solar22/Shutterstock solar22/Shutterstock

Verme

Verminoses são doenças causadas por diferentes tipos de vermes parasitas, mais comuns entre crianças, mas que também podem aparecer em qualquer fase da vida. Dor de barriga, diarreia, náusea e coceira no ânus são alguns dos sintomas comuns da condição.

PUBLICIDADE

Gastrite

Geralmente relacionada com a contaminação pela bactéria Helicobacter Pylori, a gastrite é uma condição causada pelo enfraquecimento da mucosa que reveste o estômago, que a deixa vulnerável a danos e inflamações. Alguns dos sintomas mais comuns da doença, além da dor de barriga, são: desconforto abdominal logo após a refeição, inchaço, queimação e indigestão.

PopTika/shutterstock

© PopTika/shutterstock PopTika/shutterstock

Gastroenterocolite

A inflamação na mucosa do estômago e do intestino que está relacionada a más condições de higiene pode ser uma das causas da dor de barriga, principalmente se for acompanhada por cólica, urgência para evacuar, enjoo, vômito e febre.

Úlcera

O aumento na produção do ácido estomacal e a redução da proteção natural da mucosa do órgão, que danifica o revestimento do trato digestivo, são os responsáveis pelo aparecimento de úlceras, que também podem causar dor de barriga.

PUBLICIDADE

Apendicite

sintoma mais comum da apendicite é a dor abdominal que começa subitamente e se inicia com um desconforto na boca do estômago, desce para a região em volta do umbigo e vai até a parte que se localiza na parte inferior da barriga.

Lightspring/Shutterstock

© Lightspring/Shutterstock Lightspring/Shutterstock

Endometriose

Dor de barriga caracterizada como uma cólica muito forte, que deixa a mulher debilitada, pode ser um indício de endometriose, doença grave que demora para ser descoberta e tratada corretamente e, portanto, pode levar a uma série de complicações, causando inclusive, infertilidade.

Câncer de intestino

Dor de barriga e na região retal, assim como alterações nos hábitos intestinais, sangramento e perda de peso sem motivo aparente podem ser sintomas de câncer de intestino. Bastante grave, a doença deve ser tratada o quanto antes, já que a chance de cura é maior se o diagnóstico ocorrer nas fases iniciais do tumor.

Fonte de Informação:https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/dor-na-barriga-pode-ser-verme-c%C3%B3lica-renal-%C3%BAlcera-endometriose-e-mais-10-problemas/ar-BBWhd60?li=AAggNbi&ocid=mailsignout

PUBLICIDADE

CURTA,COMPARTILHE NOSSA PAGINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *