Candeias: Entenda como será a reabertura escalonada do comércio

PUBLICIDADES

Conforme o Decreto de nº 044/2021, a partir de segunda-feira, 5 de abril, iniciará no município a fase de reabertura gradual, escalonada e segura do comércio, através de novas medidas e protocolos para circulação e segurança elaborados entre a Prefeitura de Candeias e a CDL, visando conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e a manutenção da economia local.

O fechamento do comércio local, se deu após determinação do Governo do Estado, devido ao aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, que no mês de março ultrapassou mais de 90 % nos hospitais públicos e privados do estado. A reabertura foi implementada de maneira gradual, com a alternância de dias e horários das atividades comerciais e serviços. De acordo com o risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência de pessoas nos locais.

Entenda como funcionará a fase experimental e quais estabelecimentos estão autorizados a reabrir:

De 05/04 à 17/04, estão autorizados para funcionamento os estabelecimentos listados abaixo, de acordo com o dia e horário estabelecido, para manutenção e cumprimento dos protocolos.

GRUPO A –Segunda, Quarta e Sexta das 8h às 17h
Floriculturas; Lojas de Cama, Mesa e Banho; Lojas de Artigos Esportivos; Lojas de Utilidades do lar; Lojas de Calçados, Bolsas e Acessórios; Lojas de Tecidos, Vestuários e Confecções; Armarinhos; Lojas de Bijuterias, Perfumarias, Cosméticos e Variedades, Agências de Viagem; Escritórios em geral.

GRUPO B – Terça e Quinta das 8h às 17h e Sábado das 8h às 16h
Lojas de Eletrodomésticos; Eletroeletrônicos; Equipamentos e Manutenção de Informática; Lojas de Móveis; Estúdios de Revelação e Impressões Fotográficas; Gráficas e Copiadoras; Papelarias e Livrarias, Lojas de Embalagens; Lojas de Colchões; Artigos para festas; Lojas de Chocolates e Bombonieres; Lojas de Departamentos, Bancas de jornais e revistas.

Central de Abastecimento – Segunda à Sexta das 6h ás 16h e Sábado das 5h às 16h


Permanece autorizado a venda de gêneros alimentícios na Central de Abastecimento, Os estabelecimentos que estejam enquadrados nas atividades comerciais dos grupos A e B, poderão reabrir, cumprindo a escala e o horário de funcionamento da Central. Os bares das áreas internas e externas da Central, permanecem suspensos o funcionamento.

Atividades Essenciais


Os estabelecimentos comerciais essenciais, que tiveram abertura permitida nos decretos anteriores, reabrirão atendendo às novas exigências do Decreto, adequando-se aos protocolos da seguinte maneira:

Manterão o funcionamento normal dentro dos seus horários habituais às Farmácias, Posto de Combustíveis, Funerárias, Clínicas Médicas e Consultórios Médicos, Clinicas Odontológicas, Serviços de urgência e emergência, Emergências veterinárias, Laboratórios, Clinicas de Imagens, Casas Lotéricas, Correios, Agências Bancárias e Correspondentes Bancários.

Demais Serviços


Funcionarão de segunda à sexta, das 8h às 17h e aos sábado das 8h às 16h; os Supermercados, Mercadinhos, Mercearias, Açougues, Padarias, Lojas de Materiais de Construção, Óticas, Lojas de Equipamentos Médicos e Hospitalares, Lojas de Epi’s, Distribuidoras de Água e Gás, PetShops, Casas de rações, Oficinas Mecânicas e de reparos em geral, Lojas de Autopeças, Borracharias, Vidraçarias, Serralherias e chaveiros.

Cumprindo os protocolos de segurança, com número de mesas e cadeiras reduzidas, mantendo apenas 50% da sua capacidade total. Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias, hamburguerias, Pontos de Açai e Bares, funcionarão das 10h às 16h. Após o horário é permitido entrega via delivery até às 23h59, com as portas fechadas, sem retirada de produtos no local e nenhum tipo de atendimento presencial.

Os Salões de Beleza, Serviços de Manicure, Pedicure e Podologia, Clínicas de Estética, Depilação e Barbearias devem funcionar, nos dias de terça, quinta, sexta e sábado das 8h às 17h, com agendamento prévio e mantendo apenas 50% da sua capacidade do local.

De segunda à sábado das 5h30 às 17h, as Academias poderão funcionar, apenas para a prática de atividades físicas individuais, observando todos os protocolos dirigidos ao setor e a utilização de apenas 50% da capacidade do local.

As Autoescolas poderão funcionar de segunda à sábado das 8h às 17h, sendo proibidas as aulas teóricas presenciais. Havendo higienização dos veículos e a manutenção dos vidros abertos nas aulas práticas.

Toque de Recolher


A Prefeitura prorrogou até 17 de abril, a restrição de locomoção noturna, vedada a qualquer indivíduo a permanência no trânsito e em vias, das 18h às 05h da manhã, autorizado apenas para serviço de saúde, a trabalho ou situações que fiquem comprovadas a urgência.

Atividades Religiosas


Continua permitida a realização de atividades religiosas até 30% da capacidade do local, desde cumprindo todos os protocolos sanitários, higienização e distanciamento.

Comercialização de bebidas alcoólicas


É proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive na modalidade delivery das 18h de 9 de abril até às 05h da manhã de 12 de abril.

Festas e Eventos públicos e privados


Ficam suspensos até 17 de abril de 2021, os eventos independentemente do número de participantes, sendo proibida toda e qualquer reunião pública ou privada.

Transportes alternativos


Está proibido até o dia 12 de abril no município de Candeias, circulação, embarque e desembarque de lotações de transportes alternativos tipo Van e Uber vindos de outros municípios. Durante o período de restrição noturna ficam suspensas das 19h até 05h da manhã, circulação de veículos das cooperativas de transporte alternativo, mototaxis e táxi, sendo apenas permitido em casos de urgência e emergência de Saúde.

Fonte de Informação:http://prefeitura.candeias.ba.gov.br/candeias-entenda-como-sera-a-reabertura-escalonada-do-comercio/

LEIA MAIS NO CANDEIASPLAY

CURTA,COMPARTILHE NOSSA PAGINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *