Candeias-Ba: Prefeitura e Samu Metropolitano preparam protocolo de infarto para resguardar vida de pacientes

PUBLICIDADE

O prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, e o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, estiveram reunidos na última sexta-feira (28/2), com a equipe da SAMU Metropolitano, com objetivo de formalizar um Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio (PIAM), para pacientes que sofrem de infarto grave.

De acordo com os profissionais, haverá uma equipe de cardiologistas e médicos internos disponíveis – remotamente – 24h, para dar suporte a equipe de emergência da saúde de Candeias. O paciente com diagnóstico de infarto de supra ou infra de ST será avaliado e sendo necessário, realizar o uso de tromboembolítico específico, garantindo a sobrevida do paciente até a transferência para um hospital de referência.

A medicação que será utilizada já foi adquirida pelo município, inclusive, se trata de uma medicação de alto custo. De acordo com o mercado, uma ampola do medicamento pode chegar a R$ 8 mil reais. Nos dias 10 e 15 deste mês já iniciarão os treinamentos para os profissionais de saúde do município estejam aptos a utilizar o PIAM.

Como funciona o fluxo:

– O paciente dá entrada na unidade de emergência com dor torácica típica ou atípica, dor epigástrica (no estômago), e ou tenha cormobidades;

– Será realizado um eletrocardiograma (ECG), se diagnosticado pela equipe médica, será feita a reperfusão cardíaca através do tromboembolítico.

– Estabilizado o paciente será referenciado para uma unidade de internação cardíaca e posteriormente acompanhando pelo cardiologista no município.

Fonte de Informação:http://prefeitura.candeias.ba.gov.br/prefeitura-e-samu-metropolitano-preparam-protocolo-de-infarto-para-resguardar-vida-de-pacientes/

LEIA MAIS NO CANDEIASPLAY

CURTA,COMPARTILHE NOSSA PAGINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *