Bahia identifica 10 casos da variante mais infecciosa do coronavírus

PUBLICIDADE

[Bahia identifica 10 casos da variante mais infecciosa do coronavírus ]

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) identificou, nesta sexta-feira (5), dez casos da variante do coronavírus presente em Manaus. Considerada a mais infecciosa, a linhagem da Covid-19 denominada P.1 foi encontrada após a análise de 32 amostras sequenciadas geneticamente. 

Estes são os primeiros registros oficiais de que a mutação chegou à Bahia. “As amostras foram coletadas nos últimos dias e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica aponta a maioria dos pacientes estavam de férias e passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado, todos com residência na região amazônica”, explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Ele lembra que a maneira mais eficiente de barrar o coronavírus é acelerar a vacinação. “Somos o segundo estado do Brasil em número de doses aplicadas, com mais de 254 mil baianos imunizados. Porém, o Ministério da Saúde precisa enviar mais doses, pois somente o grupo prioritário perfaz mais de 5 milhões de pessoas na Bahia”, destacou.

A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, afirmou que os outros 22 genomas sequenciados não são da variante de Manaus, nem do Reino Unido ou África do Sul. “Elas já eram circulantes no estado e foram coletadas de pacientes com sintomas clínicos característicos da Covid-19”, acrescentou a diretora geral.

A faixa etária dos pacientes diagnosticados com a variante P.1 na Bahia vai de 7 a 66 anos. Foram sete pessoas do sexo masculino e três feminino. As amostras foram coletadas em unidade públicas e privadas de saúde.

Fonte de Informação:https://www.bnews.com.br/noticias/saude/coronavirus/295927,bahia-identifica-10-casos-da-variante-mais-infecciosa-do-coronavirus.html

LEIA MAIS NO CANDEIAS PLAY

CURTA,COMPARTILHE NOSSA PAGINA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *